Fotografia em preto em branco de um livro no qual se lê "física básica 4", sobre uma mesa ao lado de um controle de Playstation 4. Há cabos de conexão que saem do livro.

Imagine você chegando em casa, após um longo dia de aulas na escola: o sapato fica na porta, cumprimenta a família e vai direto para o quarto continuar jogando o “Física Básica 4”[LIVRO], que você pausou quando saiu. Essa situação até parece um absurdo quando formulada dessa maneira, mas quem estudou durante estes últimos quase-dois anos certamente criou o hábito de pausar uma aula quando ouvir um “fu fuu fi fiu fu” do zap. Esse novo modo de aprender[ARTIGO1] pode encantar por parecer deixar o controle do ensino em nossas mãos, mas se a satisfação de preencher uma barra de progresso[ARTIGO2] é maior que a de aprender o conteúdo da aula, estaremos aprendendo a matéria, ou sendo condicionados a apertar os botões do player de vídeo?

📝 Texto de: 👨‍🎓 Luciano Caetano (UFABC).
📎 Colaboração de: 👩‍🔬 Maria Beatriz Fagundes (Cientista).

Quer saber mais sobre psicologia na educação? Acesse:

https://www.blogs.unicamp.br/socialmente/2010/06/28/psicologia-cognitiva/

[Artigo1] SANTOS, R. V. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, v. 11, n. 40, p. 19-31, 2005., 2005.
[Artigo2] MENEZES, G. S. et al. Reforço e recompensa: a Gamificação tratada sob uma abordagem behaviorista. Projetica, v. 5, n. 2, p. 9, 2014. Disponível em: uel. Acessado em: 2 nov. 2021.
[LIVRO] NUSSENZVEIG, H. M. CURSO DE FÍSICA BÁSICA: ÓTICA, RELATIVIDADE, FÍSICA QUÂNTICA – VOL. 4. [S. L.]: EDGARD BLUCHER, 2002.
[FOTO] CAETANO, L. G. APRENDER É UM JOGO?. 2021. 1 FOTOGRAFIA. 2560 × 1707 PIXELS. Disponível em: Ciência em Foto. Acessado em: 19 nov. 2021.