A imagem trata-se de uma fotografia. No fundo, uma mesa de madeira clara vista de cima. Sobre a mesa, na parte esquerda da foto, um martelo, e abaixo dele uma mão em forma de soco. Ao lado direito do martelo uma colher, e abaixo dela uma mão fazendo a forma de uma concha. Ao lado direito da colher um alicate, e abaixo dele uma mão fazendo uma pinça com os dedos polegar e indicador. E por fim, ao lado direito do alicate uma faca de cortar carnes, e abaixo dele uma mão espalmada com os dedos fechados, pressionando a mesa com a lateral do dedo mindinho. As quatro mãos são de uma pessoa branca.

No clássico filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”[FILME], temos logo nas cenas iniciais a representação do que seria a primeira interação de um animal com o mundo mediada por instrumento: um osso. Se até então essa interação era feita diretamente, surge aí o homo faber, o “humano que fabrica”, e com ele a cultura. Instrumentos tem a intenção de modificar objetos da natureza para se tornarem bens de consumo. Essa produção chama-se “trabalho”. O resultado desse trabalho chama-se “obra”. Podemos dizer que tais instrumentos são extensões do corpo humano — enxadas, machados e picaretas — de forma que são mais eficientes que nossos órgãos em produzir coisas. Com o avanço da teoria científica, uma nova classe de instrumentos surgiria: máquinas.[LIVRO]

📝 Texto de: 👨‍🎓 Kaue Nogueira (UFABC).
📎 Colaboração de: 👩‍🔬 Maria Beatriz Fagundes (Cientista).

[LIVRO] FLUSSER, V. FILOSOFIA DA CAIXA PRETA. SÃO PAULO: HUCITEC EDITORA, 1985.
[FILME] 2001: UMA ODISSEIA NO ESPAÇO. Direção: KUBRICK, S. Produção: KUBRICK, S. EUA: METRO-GOLDWYN-MAYER STUDIOS INC, 1968. 1 DVD. (142 MIN.).
[FOTO] MARIANO, K. N. C. INSTRUMENTOS. 2021. 1 FOTOGRAFIA. 735 × 504 PIXELS. Disponível em: Ciência em Foto. Acessado em: 18 nov. 2021.