Lendo a cor do céu

Traduzir a frase, na imagem da contemporânea Sarah Kelly, em vermelho (Goodbye Blue Sky) para Adeus Céu Azul, não parece um grande desafio para alguns. Tanto no português quanto no inglês, azul (blue) e vermelho (red) estão em dicionários e, assim, a interpretação se mantém a mesma. Mas como ocorre o processo de dar nome às cores? Estudos[ARTIGO] sugerem que os ancestrais de cada cultura, em diferentes lugares e tempos, dão nomes às cores de maneira peculiar: no começo, só duas palavras definem as cores do arco-íris — uma para cores quentes, como o vermelho, e outra para cores frias, como o azul. E não é incomum que existam cores sem nomes em outras culturas! Irlandeses têm uma palavra para o espectro azul-verde: “Glas”. Qual nome você daria para a cor do céu?

📝 Texto de: 👨‍🎓 Luciano Gonsales Caetano (UFABC).
📎 Colaboração de: 👩‍🔬 Maria Beatriz Fagundes (Cientista).

Quer saber mais sobre como vemos as cores? Acesse:

https://gec.proec.ufabc.edu.br/o-que-que-a-ciencia-tem/sera-que-basta-olhos-para-ver-o-arco-iris-como-os-animais-enxergam-cores/

https://www.blogs.unicamp.br/hypercubic/2019/05/como-os-cegos-pensam-as-cores/

[ARTIGO] DEDRICK, D. COLOR LANGUAGE UNIVERSALITY AND EVOLUTION: ON THE EXPLANATION FOR BASIC COLOR TERMS. CIÊNCIA EM FOTO, V. 9, N. 4, P. 497–524, 1996. Disponível em: tandfonline. Acessado em: 31 mai. 2021.
[FOTO] SYD. GRAFFITI IN SHOREDITCH, LONDON – GOODBYE BLUE SKY. 2013. 4444 X 2963 PIXELS. Disponível em: Wikimedia. Acessado em: 31 mai. 2021.