Vaso de planta com uma planta.

A ideia de não sermos os únicos no universo permeia o nosso imaginário, e fantasiamos as mais diversas formas para a vida extraterrestre que ainda não conhecemos. No fim das contas, não sabemos qual a forma física que outra forma de vida teria, mas temos noção de três requisitos com base na química e física do universo para que essa vida aconteça, são esses: uma fonte de energia para promover as reações metabólicas, um solvente para mediar essas reações e proteínas que constituem e catalisam as reações metabólicas dentro da biomassa[Artigo1]. Como na foto por exemplo, a fonte de energia vem da luz solar; o solvente das reações é a água; e as proteínas (nutrientes e enzimas) constituem a biomassa.

📝 Texto de: 👩‍🎓 Beatriz Favero Bedin (UFABC).
📎 Colaboração de: 👩‍🔬 Maria Beatriz Fagundes (Cientista).

[Artigo1] CHWIETERMAN, E. W. et al. Exoplanet Biosignatures: a review of remotely detectable signs of life. Astrobiology, [S.L.], v. 18, n. 6, p. 663-708, 2018. Disponível em: //dx.doi. Acessado em: 2 nov. 2021.
[Foto] BEDIN, B. F. Qual a forma da vida?. 2021. 1 fotografia. 1536×2048 pixels. Disponível em: flickr. Acessado em: 4 dez. 2021.