Sem dúvida você já viu uma barra de progresso e já foi enganado por uma[Blog1]. As modernas barras de progresso são onipresentes nos aplicativos e softwares[Blog2], mas não são as únicas maneiras de registrarmos progresso: um traço no título de um capítulo, no índice de um livro, também tem essa função. Ademais, não é só para registrar que as barras servem: se analisadas à luz da psicologia comportamental[Artigo1][Artigo2], como seu feedback é em tempo real, elas são capazes de nos estimular a concluir uma tarefa (e até a desistir, se ficarem paradas por muito tempo). Compreende como somos condicionáveis? A sensação de controle, advinda do poder de criar barras de progresso “a la vontê”, unida ao desejo de progresso que elas nos causam, nos tornam vulneráveis a ponto de sermos enganados por retângulos bicolores de cantos arredondados.
Quer saber mais sobre gamificação na educação? Acesse:
https://www.blogs.unicamp.br/ea2pesquisa/2019/05/06/gamificacao-no-contexto-universitario/
[Artigo1] SANTOS, R. V. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, v. 11, n. 40, p. 19-31, 2005., 2005.
[Artigo2] MENEZES, G. S. et al. Reforço e recompensa: a Gamificação tratada sob uma abordagem behaviorista. Projetica, v. 5, n. 2, p. 9, 2014. Disponível em: uel. Acessado em: 2 nov. 2021.
[Blog1] MORI, K. A barra de progresso de download é uma ilusão 2010. Disponível em: blogs. Acessado em: 10 dez. 2021.
[Blog2] GARCIA, A. Gamificação: será que engajamento é tudo? 2016. Disponível em: blogs. Acessado em: 4 dez. 2021.
