Quem colocou o x em evidência

Apesar de estranho no começo, com o tempo aprendemos a operar com x, tal como operamos com os números. E um dia somos apresentados às funções, que dão uma nova função ao x — a de variável independente. Desse momento em diante, não nos preocupamos mais com o valor do x, mas sim com a relação entre as variáveis: x, y, z… O favoritismo que temos por essas letras é uma homenagem aos trabalhos de René Descartes[LIVRO], que padronizou o uso de x, y, z para incógnitas matemáticas e, também, propôs o plano cartesiano, no qual Edmund Halley[ARTIGO] (o do cometa Halley) fez uma curva para mostrar a relação entre duas variáveis: pressão e altitude; instintivamente criando o primeiro gráfico da história!

📝 Texto de: 👨‍🎓 Luciano Gonsales Caetano (UFABC).
📎 Colaboração de: 👩‍🔬 Maria Beatriz Fagundes (Cientista).

Quer saber mais sobre gráficos? Acesse:

https://cdn.knightlab.com/libs/timeline3/latest/embed/index.html?source=1lqjE7RKyvhfa_zqt6EuQUK051O8thpMxbHBfYeQeUcA

[LIVRO] ROQUE, T. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA VISÃO CRÍTICA, DESFAZENDO MITOS E LENDAS. RIO DE JANEIRO: ZAHAR, 2012.
[ARTIGO] FRIENDLY, M.; DENIS, D. THE EARLY ORIGINS AND DEVELOPMENT OF THE SCATTERPLOT. JOURNAL OF THE HISTORY OF THE BEHAVIORAL SCIENCES, V. 41, N. 2, P. 103, 2005. Disponível em: onlinelibrary. Acessado em: 10 ago. 2021.
[FOTO] CAETANO, L. G. QUEM COLOCOU O X EM EVIDÊNCIA?. 2021. 1 FOTOGRAFIA. 4032 X 2268 PIXELS. Disponível em: Ciência em Foto.