O equipamento na bancada, pronto para o experimento

Esse é o equipamento utilizado pelos alunos da UFABC para realizarem experimentos de cinemática. É conhecido como “trilho de ar” e como podemos ver é composto de uma grande régua (o trilho) pela qual um objeto (o telhado azul) desliza, praticamente sem tocá-lo, devido a ajuda de pequenos jatos de ar exalados por pequenos furos no trilho e ajustados por um compressor de ar. Esse é o equipamento utilizado pelos alunos da UFABC para realizarem experimentos de cinemática. É conhecido como “trilho de ar” e como podemos ver é composto de uma grande régua (o trilho) pela qual um objeto (o telhado azul) desliza, praticamente sem tocá-lo, devido a ajuda jatos de ar exalados por pequenos furos no trilho e ajustados por um compressor de ar.

📝 Texto de: 👨‍🎓 Luciano Gonsales Caetano (UFABC).
📎 Colaboração de: 👨‍🔬 Luciano Cruz (Cientista).

[FOTO] NEVES, J. S. O EQUIPAMENTO NA BANCADA, PRONTO PARA O EXPERIMENTO. 2019. 1 FOTOGRAFIA. 5198 X 2923 PIXELS. Disponível em: Ciência em Foto.