Pensando num ensino de artes mais flexível e crítico, Ana Mae Barbosa desenvolveu e aperfeiçoou a abordagem triangular. Essa abordagem possui 3 pilares(ou vértices):
- A Leitura
- Contextualização
- Prática Artística
Leitura: É a construção de uma metalinguagem da imagem, uma reflexão crítica sobre a obra.
Contextualização: Para além do contexto histórico, os contextos social, afetivo, cultural e de gênero também são analisados para a decodificação da obra.
Prática Artística: As técnicas para produção artística são apresentadas e aplicadas.
A flexibilidade desse modelo consiste na possibilidade de se iniciar a abordagem por qualquer um dos pilares/vértices. Todavia, nenhum deles deve ser abordado isoladamente, ou os potenciais criativo, crítico, expressivo e autoral serão esvaziados.
A abordagem triangular foi pensada para o ensino de arte, cuja essência é o processo criativo, mas ela não se restringe a ele. A liberdade desse modelo nos permite aplicá-la ao ensino, divulgação e produção de ciência. Um dos melhores exemplos disso é a cianotipia. Já discutimos sobre a cianotipia em outros posts , sua importância e contexto histórico, e sobre Anna Atkins, a maior expoente dessa técnica.
Embora a abordagem triangular seja relativamente moderna, é possível identificar padrões dessa abordagem no trabalho de Anna Atkins. Sua prática integrava conhecimento técnico, análise estética e interpretação crítica, demonstrando a dialética entre a ciência e arte.
No caso da cianotipia, a leitura envolve a análise de composições, contrastes e texturas que Anna Atkins utilizava, indo além do registro científico. No Contexto, o trabalho de Atkins exemplifica a superação das barreiras de gênero em uma época em que as mulheres tinham pouca visibilidade na ciência e nas artes. A Prática Artística na cianotipia, nesse sentido, integra ciência e arte, com processos como a preparação química do papel e a exposição à luz, oferecendo um exercício interdisciplinar.
📝 Texto de: Yuri Silva(UFABC)
[ARTIGO] FONSECA, Annelise Nani da; SOUZA, Vanessa Raquel Lambert de; OLIVEIRA, Luciana David de. Abordagem Triangular e Processo Criativo. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 9, 2022.
[ARTIGO]PFUTZENREUTER, Edson ; PINHEIRO, Daniela. O processo criativo com o cianótipo: um outro tempo com a matéria fotográfica, In Anais do 27o Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 27o, 2018, São Paulo. Anais do 27o Encontro da Anpap. São Paulo: Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, 2018. p.3285-3297.
[ARTIGO]PETERSON, Sidiney; COUTINHO, Rejane Galvão. Abordagem Triangular: ziguezagueando entre um ideário e uma ação reconstrutora para o ensino de artes. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 282-294, maio/ago. 2017. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/gearte
[IMAGEM] SILVA, Y. ABORDAGEM TRIANGULAR, PENSAMENTO CRIATIVO E A CIANOTIPIA. 2024.