A Cianotipia e uma ferramenta atemporal - Beatriz Bedin

Da mesma forma que a cianotipia é encantadora, ela também é importante para o desenvolvimento de novos conhecimentos, como dentro da educação e da biotecnologia. Sabemos que é muito mais fácil clicar no botão de um celular ou câmera, do que produzir um cianótipo, mas qual a consequência disso?

 

Segundo Eduardo Kalif, a tecnologia atual é muito imediatista e faz com que não tenhamos tempo de refletir sobre o que estamos produzindo. Com o uso da cianotipia há reflexão na produção de cada etapa do cianótipo, além da produção artesanal ter um encanto e ser prazerosa para quem está fazendo. A técnica pode ser utilizada como ferramenta educativa, para os estudantes estimularem a reflexão através da arte.

Indo para a parte científica, na biotecnologia, por exemplo, alguns estudos já foram feitos para o diagnóstico de infecções bacterianas, que são uma das principais causas de morte no mundo, com o uso de um método baseado na cianotipia. As técnicas atuais demoram muito tempo para detectarem a presença das bactérias, mas com a cianotipia o diagnóstico demora só 3 horas. Mas como isso é possível? A cadeia de transporte de elétrons presente nas bactérias, juntamente com a incidência de luz de baixa energia, inicia a reação entre os precursores adicionados na reação, para a formação do corante azul, assim como ocorre na cianotipia. Os compostos azuis formados podem ser medidos, sendo uma forma simples e barata de detectar a doença.

Com isso, vemos que sim! A cianotipia é uma ferramenta atemporal. Ela já foi importante para o desenvolvimento da fotografia, mas até hoje causa impactos na ciência e na sociedade, seja com sua beleza como com sua técnica.

📝 Texto de: 👩‍🎓 Beatriz Favero Bedin (UFABC) & Carolina Silva Chiovitti (UFABC)

[BLOG1]ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO. Cianotipia encanta alunos – Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. Disponível em: Diário Contemporâneo. Acesso em: 14 maio. 2024.
[ARTIGO1]JIRI DIETVORST et al. Bacteria Detection at a Single-Cell Level through a Cyanotype-Based Photochemical Reaction. Analytical Chemistry, v. 94, n. 2, p. 787–792, 21 dez. 2021.
[COLAGEM] Bedin, B. F.; Chiovitti, C. S. A CIANOTIPIA É UMA FERRAMENTA ATEMPORAL. 2024.