Ciência, o que é isso afinal? Ciência também é arte? Arte, o que é isso afinal? Arte também é ciência? Questões concernentes à natureza da ciência e da arte, considerando também as complexas relações que as aproximam ou as afastam uma da outra, estão na pauta de cientistas, artistas, filósofos e educadores há muito tempo.
Já no século XIX e XX, sob influência de correntes filosóficas positivistas, muitos pensadores propagaram a ideia de que o conhecimento só poderia ser alcançado por meio da ciência, ou melhor, da aplicação objetiva de um método científico. Mas, será que somente a ciência pode produzir conhecimento? E a arte, entretenimento?
Obras de artistas como Erika Lujano[SITE1] e Andréa Vannucchi[SITE2] mostram que arte e ciência podem estar conectadas na produção de novos conhecimentos de formas muito sutis e delicadas. Ao utilizarem técnicas de cianotipia[POST] — inicialmente desenvolvidas para fins científicos — as artistas (trans)criam, por meio de experimentações, novos objetos… os objetos transdisciplinares, que são matéria prima e produto da arte e também da ciência, se apreendidos no trânsito de suas linguagens.